quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

FISICA


Observe a expressão de espanto com a descoberta

da repulsão entre os pólos de um ímã.

Polaridade de um ímã

Força de atração e repulsão

Nesta atividade, a criança vai

tentar resolver um problema criado

por ela mesma na euforia da corrida

entre as caixas de fósforos. Para manter

um deslocamento contínuo da

caixa, ela não podia afastar muito o

ímã da caixa. Por outro lado, na tentativa

de aproximação do ímã da caixa

havia casos em que a caixa se movimentava

em sentidos diferentes conforme

a posição do ímã. Em um caso

havia atração e em outro repulsão.

Como pode?

Material utilizado

• Ímãs (barra, cilíndrico, U).

• 2 canetas para quadro branco

com cores diferentes.

Desafio

Descubra os lados

dos ímãs que se atraem e

os lados que se repelem.

Orientação: Coloque

os ímãs sobre a mesa,

de preferência, use dois

ímãs cilíndricos e depois

os outros modelos.

1. Peça para as crianças

aproximarem as pontas

dos ímãs.

2. Peça para elas

mudarem as posições.

3. Repetir as operações

com distâncias diferentes.

Atitudes observadas no trabalho

desenvolvido

Certamente, esta é a experiência

que as crianças mais gostam. Primeiro,

porque elas já têm alguns

conceitos sobre magnetismo; e, segundo,

porque é uma verdadeira ‘festa’

verificar um ímã ‘fugindo’ do outro,

ou colando um no outro. Através

de uma ‘verdadeira brincadeira’, elas

conseguem relacionar perfeitamente

a diferença dos pólos e a influência

no movimento do ímã.

1. Após as crianças terem brincado

com os ímãs, use as canetas para

marcar os pólos, verificando que as

cores iguais deverão repelir-se e as diferentes

se atrairão.

Faça esta marcação sem as crianças

perceberem os pólos.

2. Com as marcações feitas, peça

para repetirem a

experiência.

Prepare-se: neste momento

começa uma seqüência

de espanto e alegria

com as novas descobertas.

3. Coloque um ímã

sobre a mesa e peça para

aproximar um outro de

mesma cor. O que acontecerá?

A resposta vem em

coro:

‘Um ímã atrairá o

outro!!’

Para espanto geral, o ímã que estava

sobre a mesa começa a afastarse,

e elas imediatamente trocam de lado,

fazendo com que o ímã volte à

posição original.

4. Peça para elas segurarem e

aproximarem os ímãs. É incrível a

sensação de repulsão e atração que experimentam.

É como se tudo fosse

mágico.

Explicação Básica do

Fenômeno (Item dedicado ao

professor)

Nesta experiência, verificamos

que existem posições em que os ímãs

se atraem e posições em que eles se

repelem. Estas posições localizam-se

em lados opostos de um ímã; são os

chamados pólos norte e sul de um

ímã. Então aprendemos que os pólos

diferentes se atraem e os pólos iguais

se repelem.

Essa atração e repulsão é devido

à força magnética. A força magnética

atua numa determinada região do espaço,

chamada de campo magnético.

Também é interessante observar

que, independentemente dos pólos,

eles atraem outros materiais, como,

por exemplo, moedas.

Um exemplo de relatório

Observe que neste relatório (Figura

5) a criança mostra que não apenas

percebe a existência da atração e

repulsão entre os pólos ‘diferentes’ e

‘iguais’ de um ímã, como também

verifica a questão da inércia dos corpos

ao movimento em relação a sua

massa (isto fica claro quando ela mostra

a dificuldade de movimento para o

ímã maior). Neste relatório também

percebemos que houve um entendimento

da influência da distância no

processo de interação.

Conclusão

O objetivo deste trabalho que foi

apresentado em três partes foi fornecer

algumas opções no aprendizado

dos princípios do magnetismo para

as séries iniciais do ensino fundamental

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