Observe a expressão de espanto com a descoberta
da repulsão entre os pólos de um ímã.
Polaridade de um ímã
Força de atração e repulsão
Nesta atividade, a criança vai
tentar resolver um problema criado
por ela mesma na euforia da corrida
entre as caixas de fósforos. Para manter
um deslocamento contínuo da
caixa, ela não podia afastar muito o
ímã da caixa. Por outro lado, na tentativa
de aproximação do ímã da caixa
havia casos em que a caixa se movimentava
em sentidos diferentes conforme
a posição do ímã. Em um caso
havia atração e em outro repulsão.
Como pode?
Material utilizado
• Ímãs (barra, cilíndrico, U).
• 2 canetas para quadro branco
com cores diferentes.
Desafio
Descubra os lados
dos ímãs que se atraem e
os lados que se repelem.
Orientação: Coloque
os ímãs sobre a mesa,
de preferência, use dois
ímãs cilíndricos e depois
os outros modelos.
1. Peça para as crianças
aproximarem as pontas
dos ímãs.
2. Peça para elas
mudarem as posições.
3. Repetir as operações
com distâncias diferentes.
Atitudes observadas no trabalho
desenvolvido
Certamente, esta é a experiência
que as crianças mais gostam. Primeiro,
porque elas já têm alguns
conceitos sobre magnetismo; e, segundo,
porque é uma verdadeira ‘festa’
verificar um ímã ‘fugindo’ do outro,
ou colando um no outro. Através
de uma ‘verdadeira brincadeira’, elas
conseguem relacionar perfeitamente
a diferença dos pólos e a influência
no movimento do ímã.
1. Após as crianças terem brincado
com os ímãs, use as canetas para
marcar os pólos, verificando que as
cores iguais deverão repelir-se e as diferentes
se atrairão.
Faça esta marcação sem as crianças
perceberem os pólos.
2. Com as marcações feitas, peça
para repetirem a
experiência.
Prepare-se: neste momento
começa uma seqüência
de espanto e alegria
com as novas descobertas.
3. Coloque um ímã
sobre a mesa e peça para
aproximar um outro de
mesma cor. O que acontecerá?
A resposta vem em
coro:
‘Um ímã atrairá o
outro!!’
Para espanto geral, o ímã que estava
sobre a mesa começa a afastarse,
e elas imediatamente trocam de lado,
fazendo com que o ímã volte à
posição original.
4. Peça para elas segurarem e
aproximarem os ímãs. É incrível a
sensação de repulsão e atração que experimentam.
É como se tudo fosse
mágico.
Explicação Básica do
Fenômeno (Item dedicado ao
professor)
Nesta experiência, verificamos
que existem posições em que os ímãs
se atraem e posições em que eles se
repelem. Estas posições localizam-se
em lados opostos de um ímã; são os
chamados pólos norte e sul de um
ímã. Então aprendemos que os pólos
diferentes se atraem e os pólos iguais
se repelem.
Essa atração e repulsão é devido
à força magnética. A força magnética
atua numa determinada região do espaço,
chamada de campo magnético.
Também é interessante observar
que, independentemente dos pólos,
eles atraem outros materiais, como,
por exemplo, moedas.
Um exemplo de relatório
Observe que neste relatório (Figura
5) a criança mostra que não apenas
percebe a existência da atração e
repulsão entre os pólos ‘diferentes’ e
‘iguais’ de um ímã, como também
verifica a questão da inércia dos corpos
ao movimento em relação a sua
massa (isto fica claro quando ela mostra
a dificuldade de movimento para o
ímã maior). Neste relatório também
percebemos que houve um entendimento
da influência da distância no
processo de interação.
Conclusão
O objetivo deste trabalho que foi
apresentado em três partes foi fornecer
algumas opções no aprendizado
dos princípios do magnetismo para
as séries iniciais do ensino fundamental
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